Como proteger bens com sócios ou para herdeiros
Você sabia que a holding patrimonial é uma estrutura empresarial criada juridicamente para proteger e facilitar a gestão de bens imóveis de um indivíduo ou de um grupo de pessoas, como sócios ou membros de uma mesma família?
Além disso, ela pode gerar benefícios fiscais/tributários e sucessórios (de herança). É uma forma inteligente e lícita de transferência e proteção patrimonial, com muitas vantagens.
⚖ Há, dentre outras possibilidades, a diminuição de carga tributária em caso de Imposto de Renda sobre os rendimentos provenientes de atividades imobiliárias, como a locação ou venda de imóveis pela própria holding, se compararmos com o aplicados à pessoa física.
Além disso, o valor pago inicialmente de ITBI na constituição pela integralização do capital social – em se tratando de holding com atividade predominantemente imobiliária (caso em que se afasta a não-incidência), poderá ser recuperado ao longo do tempo, com a não incidência de Imposto de Renda sobre rendimentos de Pessoa Física, em se tratando de dividendos para os sócios, que são rendimentos não tributáveis. Ou seja, menos tributação.
➡A constituição de uma empresa como holding de patrimônio deve ser bem avaliada por uma assessoria jurídica, que possua a expertise necessária, pois profissionais experientes poderão analisar com cautela o caso e extrair o melhor planejamento patrimonial, tributário e sucessório para você, seus sócios e sua família.